Acompanhe as novidades:fb.fwistg.fw

Dra. Egle Schiavinato​

egle

Terapeuta Ayurvédica pela Fundação Sri Vájera-Escola Yoga Brahma Vidylaya, creditado pela International Academy of Ayurveda India e World Moviment For Yoga And Ayurveda.
Fez  Acupuntura e Tui-na Terapia Avançada de Massagem Chinesa, Auriculoterapia e Ventosa Terapia pela Escola de Medicina Chinesa Tradicional.
Prática Alimentação Natural e Integral, Soja na Alimentação, e Alimentação para dietas com Restrição de Açúcares e Gorduras pela UFV-MG, certificada em Reiki Usui.

Benefícios da Ayurvédica

Preenchimento facial

preenchimentoPreenchimento facial

O Preenchimento facial é uma técnica imprescindível para o rejuvenescimento. De forma muito rápida, um sulco, uma depressão no rosto ou um lábio pode ser melhorado através dessa técnica.
Um dos melhores e o mais seguro produto para o preenchimento facial é, sem dúvida, o ácido hialurônico, que é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo e está presente principalmente na pele. Tem como função reter água, conferindo hidratação e volume. Gradualmente, com o passar do tempo e o processo natural de envelhecimento, o ácido hialurônico se degrada e o organismo diminui sua capacidade de produção. O resultado é a perda de volume, de contorno e o aparecimento de rugas.

As principais marcas de ácido hialurônico liberadas no Brasil são produzidas em laboratórios, de uma forma sintética, mas são semelhantes ao componente natural da pele, assim não causam alergias ou rejeições.

A durabilidade do preenchimento varia de pessoa para pessoa e também conforme a técnica e o local aplicado, podendo durar de 09 a 18 meses, quando utilizado o Ácido Hialurônico. Nesse artigo verá que existem outras substâncias.

O quê é o Preenchimento?

O preenchimento consiste em um procedimento onde o Dermatologista ou especialista em Medicina Estética aplica materiais específico sob a pele, em rugas e depressões, diminuindo a sua profundidade, com o objetivo de restaurar o contorno e volume do rosto, melhorando do aspecto da região tratada.

O preenchimento, através de técnicas específicas é utilizado para correções de contorno do corpo, do rosto, do nariz, sendo que alguns chamam essa técnica de Bioplastia.

Como funciona o Preenchimento?

Ao injetarmos o material sob a pele ele “empurra” a pele acima dele para fora, suavisando as rugas e sulcos nessa região. Após a aplicação ocorrem algumas reações que dependem do tipo de material utilizado.

Quais as indicações para o Preenchimento ?

Grande parte delas já foi citada aqui, mas vamos às principais indicações:

  • Rugas finas no rosto
  • Sulcos faciais: sulco nasogeniano (“bigode chinês“)
  • Reposição e aumento de volume do rosto: causadas pelo envelhecimento ou outras doenças como a Lipodistrofia do HIV, levando a “bochecha murcha”
  • Rugas periorais: são as “rugas em código de barras”, rugas na boca, rugas nos lábios.
  • Sulcos do canto da boca e infralabiais.
  • Correção de cicatrizes
  • Preenchimento labial: usado para aumento do volume dos lábios.
  • Preenchimento malar: é a correção e remodelação da maça do rosto, o que pode ser feita tanto com ácido hialurônico, radiesse ® ou pela bioplastia.
  • Preenchimento para olheiras e “olhos fundos”
  • Na técnica de bioplastia o preenchimento também pode ser usado para as seguintes situações:
  • Preenchimento de glúteos (preenchimento de bumbum): tanto para aumento de volume, quanto para correção das depressões do bumbum.
  • Aumento de volume muscular: panturrilha, peitoral, entre outros.
  • Bioplastia de nariz,
  • Bioplastia do queixo e mandíbula.

Quanto tempo dura o efeito ?

O tempo de duração dependerá do local preenchido e do material utilizado, podendo durar de 1,5 a 5 anos, de acordo com alguns fatores que o seu dermatologista poderá orientar. Alguns estudos mostram que aplicações sucessivas tendem a melhorar os efeitos dos preenchedores.

Quem pode fazer o Preenchimento ?

Qualquer pessoa, a princípio pode fazer o preenchimento, desde que esse processo seja o mais indicado para a queixa do paciente e realizado por um médico especializado.

Estética Facial

esteticafacial


Tratamentos estéticos faciais promovem o bem estar e recuperação da pele, depois de identificada e analisada por um profissional habilitado, então, será definido todo o processo de tratamento, como, limpeza de pele, rejuvenescimento, anti-acnes, manchas e vários outros benefícios que sua pele merece.

Design de Sombrancelha

No design de sobrancelhas, o profissional mede as proporções do rosto do cliente com uma ferramenta chamada paquímetro, para verificar o formato mais adequado para cada tipo de rosto. Caso o cliente tenha alguma preferência de formato para a sobrancelha, o profissional pode avaliar se ele valoriza o rosto e pode ser usado.

Aplicação de Henna

A aplicação sobrancelha de henna nas sobrancelhas causa maior expressividade ao rosto, realça os traços, levanta o olhar, clareia a face, estampa saúde, jovialidade e alegria às pessoas.

Curtas, largas, grossas, finas, existem vários formatos e estilos de sobrancelhas abrilhantando os mais lindos rostos pelo mundo. No entanto, também existem aquelas pessoas não muito satisfeitas com o designer das suas. Para contornar esse problema, elas podem usar de boas técnicas, como pinçá-las, redesenhá-las com maquiagem em pó, refazer seus contornos com o lápis creon, refazê-las por meio da maquiagem definitiva ou, opção muito simples e que surte resultado mais que positivo, defini-las esteticamente por meio da aplicação de henna.

Alomgamento de Cílios

O olhar feminino é algo marcante, e nós mulheres temos algumas técnicas para deixar o olhar fatal ainda mais atraente, entre eles é usar rímel e até cílios postiços. Mas se você tem pouco volume ou cílios ralinho, usar cílios postiços todo dia é um tanto incomodo, então, a dica é recorrer ao alongamento de cílios fio a fio.

Depilação de Buço

Poucas coisas em termos de estética incomodam mais uma mulher do que a presença de pelos no buço. Mas para a felicidade de praticamente todas nós, já existem variados métodos que permitem depilar o buço alcançando excelentes resultados, além de práticas para evitar a irritação e escurecimento da pele no local.

Ayurveda

ayurveda

A palavra Ayurveda em sânscrito é formada por duas partes: ayus ou vida e veda ou conhecimento. O Caraka Samhita (compêndio de Caraka), principal texto de clínica médica, defini ayus da seguinte forma:

“O termo ayus é a combinação de corpo, órgãos dos sentidos, mente e alma” ( Caraka Samhita, trad. Dash e Sharma, 2007: vol I, p 25)

Segundo esta definição Ayurveda é o conhecimento ou a ciência da vida e possui uma evolução e desenvolvimento de milhares de anos no subcontinente indiano. Os principais textos autorizados são os compêndios clássicos conhecidos como “Brihat Trayi” ou o grande trio: Caraka Samhita ( escola de clínica médica) , Susruta Samhita ( escola de cirurgia) e Astanga Hrdayam ( coração dos 8 ramos do Ayurveda de Vagbhata). Todo estudante de Medicina Ayurvedica, na Índia, pesquisa estes antigos livros escritos em sânscrito.

A Medicina Ayurvedica afirma que tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos da natureza, chamados panchamaha-bhutas, inclusive o corpo físico, são eles: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. O objetivo desta ciência é estudar as influências destes elementos na natureza e no ser humano, dentro desta filosofia o Homem é um microcosmo do universo, o macrocosmo. Os elementos se unem dois a dois para formar os doshas ( humores biológicos) que atuam na nossa fisiologia assim como na formação dos desequilíbrios psicofísicos. Espaço e ar formam o dosha Vata, fogo e água geram o dosha Pitta e água e terra formam o dosha Kapha. Podemos afirmar que os doshas são as expressões fisiológicas dos 5 elementos quando existe equilíbrio, porem quando ocorre uma desarmonia tornam-se suas expressões patológicas.

O dosha Vata, espaço e ar, é frio, leve, seco, móvel e rápido, atua principalmente nas funções excretória e nervosa. No tubo digestivo localiza-se no intestino grosso. Vata desequilibrado ou patológico gera um quadro clínico relacionado ao aumento de espaço e ar (movimento) no nosso corpo físico: secura, frio, perda de peso, inquietação, gases, prisão de ventre, ansiedade, medos, depressão e insônia. Algumas doenças relacionadas ao dosha Vata: fibromialgia, artrose, dores em geral, problemas de coluna, cefaléia, constipação, flatulência, colite, síndrome do intestino irritado, síndrome bipolar, doença de Parkinson, demência senil.

O dosha Pitta, fogo e água, é quente, moderado e oleoso ( úmido), atua principalmente na função metabólica e digestiva. No tubo digestivo localiza-se no estomago e duodeno ( intestino delgado). Pitta desequilibrado ou patológico promove um quadro clínico relacionado ao aumento de fogo e água ( calor e umidade) no nosso corpo físico: azia, queimação abdominal, fezes soltas, calor no corpo, aumento da sudorese ( suor), pele sensível e vermelha, olhos vermelhos, irritabilidade e agressividade. Algumas doenças que podem estar relacionadas ao dosha Pitta: gastrite, ulcera digestiva, regurgitação, diarréia, hepatite, inflamações, acne, crises de fúria e ciúmes, climatério e menopausa, enxaqueca e estresse exacerbado.

O dosha Kapha, água e terra, é pesado, oleoso ( úmido), frio e lento, atua na função estrutural e de lubrificação dos tecidos. Kapha desarmônico ou patológico gera um quadro clínico relacionado ao aumento de água e terra no nosso corpo físico: peso corporal aumentado, lentidão, preguiça, oleosidade, secreções, embotamento mental. As doenças que podem estar relacionadas ao dosha Kapha: obesidade, diabetes, aumento do colesterol, bronquite, sinusite, tosse com secreção, alergias respiratórias, lentidão em todas as funções físicas e mentais e apego exacerbado.

Para tratarmos os nossos desequilíbrios temos que antes apontar o dosha que está em desarmonia ( diagnóstico do desequilíbrio), neste site encontramos o questionário dos doshas que aponta esta desarmonia através de um interrogatório com 27 questões para cada dosha. Você deve responder as questões de acordo com os seus sintomas atuais, pensando em como você está se sentindo nos últimos dias. Após isto é interessante ler sobre os doshas ( botão princípios básicos) e a dieta dos doshas ( botão alimentação ).

O Ayurveda é uma medicina complexa e completa e utiliza diversas ferramentas terapêuticas para equilibrar os doshas: massagem ayurvedica, óleos medicinais, dieta, rotina diária de hábitos saudáveis, oleação e sudação ( purvakarma), fitoterapia ( uso terapêutico das plantas medicinais), terapias purificadoras ( panchakarma), medicamentos com metais, minerais e pedras preciosas ( rasa shastra), recomendação de atividade física, prática de yoga e meditação.

O SUSRUTA SAMHITA COLOCA AS 8 PRINCIPAIS ESPECIALIDADES DO AYURVEDA QUE SÃO ESTUDADAS NAS FACULDADES DE MEDICINA AYURVEDICA:

1- Cirurgia geral ( salya)

2- Doenças da cabeça e pescoço, inclui oftalmologia e otorrinolaringologia ( salakya)

3- Medicina interna ou clinica médica ( kayacikitsa)

4- Psiquiatria e doenças de causas sobrenaturais ( bhutavidya)

5- Ginecologia, obstetrícia e pediatria ( kaumarabhrtya )

6- Toxicologia e envenenamento por animais peçonhentos ( agadatantra)

7- Terapia de rejuvenescimento ( rasayana tantra)

8- Terapia dos afrodisíacos ( vajikaranatantra )

( Susruta Samhita, tradução de Sharma, 2004: vol I, p 7 a 11)

Terminamos este pequeno artigo introdutório sobre o Ayurveda com as palavras do sábio Vagbhata no seu trabalho denominado Astanga Hrdayam, ou o coração dos 8 ramos da Medicina Ayurvedica, que é um resumo em 120 capítulos de todo conhecimento, acumulado no subcontinente indiano, até o século VII da nossa era:

“Aquele que satisfaz-se diariamente com alimentos saudáveis e com atividades que discriminam ( o bom e ruim em tudo e age sabiamente), que não é apegado ( demasiadamente) aos objetos dos sentidos, que desenvolve o ato da caridade, que considera todos como iguais ( agindo com gentileza), com sinceridade, com perdão e mantendo a companhia de pessoas boas, torna-se livre de todas as doenças”

Uvalopalatofaringoplastia

UvalopalatofaringoplastiaProcedimento cirúrgico aconselhado aos adultos com problemas de ronco. Quando indicado adequadamente, auxilia no tratamento do ronco e da apneia do sono. A cirurgia consiste basicamente na remoção das amígdalas e de um fragmento do palato mole, além de alguns pontos que abrem o espaço da faringe para prevenir a junção das estruturas que geram o ronco.

Indicação:

Em casos de ronco primário e apneia leve.

Procedimento:

Pode ser realizado de duas formas, sob anestesia geral, com duração aproximada de 20 a 30 minutos, quando é realizada junto à retirada das amígdalas. Sem retirar as amígdalas, é um procedimento bem mais rápido e fácil, com duração aproximada de cinco a dez minutos, sob anestesia local.

Orientações:
fazer os exames pré-operatórios com hemograma completo e avaliação cardiológica. Após a cirurgia, dieta líquida- pastosa fria ou gelada nos três primeiros dias. No quarto dia adicionar alimentação pastosa morna. Do sétimo dia em diante, alimentação normal. Tomar pequenas quantidades de líquido a cada hora (200ml) e fazer repouso de uma a duas semanas.

Help & Guides

A rich resource of Video and Written tutorials are available at Gantry-Framework.org.

A rich resource of Video and Written tutorials are available.

Read More

Tratamentos mais procurados!