Acompanhe as novidades:fb.fwistg.fw

Karma Purana

karmapurana

A oleação e limpeza dos ouvidos é chamada pela ayurveda de karna purana. Esta terapia possui duas etapas: primeiro uma deliciosa massagem manipulando pontos terapêuticos no pescoço e face é realiza com óleo morno. Em seguida o paciente recebe em cada ouvido uma oleação interna também com óleo morno ou ghee (aproximadamente 5ml) com a finalidade de amolecer impurezas e nutrir o local. Na segunda etapa, um cone de cera de abelha ou parafina é colocado no orifício auditivo e sua ponta incendiada e deixada queimando por 10 minutos. Este procedimento tem a finalidade de “sugar” as impurezas físicas e energéticas através da pressão negativa causada pelo calor que ali estão impregnadas.

A segunda parte do karna purana (cone de fogo) é realizado não apenas pelos hindus, mas também por outras culturas ancestrais por todo o mundo a milhares de anos: China, Egito, Hopis (índios norte americanos), Tibetanos. Aqui no ocidente também é uma prática muito comum na medicina tradicional, eu mesma quando era criança tinha os ouvidos postos em chamas pelo menos uma vez ao ano para retirar o excesso de cera.

Muitos terapeutas e os próprios livros tradicionais que tratam deste assunto afirmam que o resíduo de cera presente no cone após o tratamento é proveniente do ouvido do próprio paciente. Hoje sabe-se que, na verdade, a maior parte deste resíduo tem origem da queima do cone de cera ou parafina. Isso pode ser facilmente constatado, basta acender um cone e deixá-lo queimando, ao final poderá ser observada a formação de resíduo.